A História da Super Aguri

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deivison
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A História da Super Aguri

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Deivison da Conceição da Silva

A História da Super Aguri começou no final da temporada de 2005, quando Takuma Sato foi mandado embora da BAR (Honda) e para o Lugar do Japônes foi Contratado o Brasileiro Rubens Barrichello. Os Japoneses não ficaram nada satisfeitos com essa decisão e começaram a pressionar a Honda a Colocar Sato em alguma Equipe na Formula 1. Sabedora Disso a Honda começou a Planejar uma equipe satelite com o Ex-Piloto de Formula 1, Aguri Suzuki. Em um tempo de 4 meses a Super Aguri surgiu com um Chassi da Arrows de 2002, o A23. Os Pilotos eram o Japonês Takuma Sato, Obvio, equipe serviu para que Sato não ficasse sem lugar na Formula 1. e o Outro piloto era o Pouco conhecido Japonês Yuji Ide. a Equipe Seria financiada em Grande parte pela Honda.

2006 - Temporada de Dificuldades.

A Super Aguri começava a temporada com um Chassi de 4 anos de idade. Mesmo sendo um Chassi que era um chassi muito bom da Arrows, o Carro estava bastante defazado. eles foram para a 1ªCorrida no Bahrein sem prespectivas de algum bom Resultado. Na sua primeira corrida, a Super Aguri teve que fazer varias paradas de pit stop. Mas de todas as noticias ruins veio um atento, Takuma Sato Terminou a corrida em 18º com 4 voltas de Desvantagem do Vencedor Fernando Alonso. Takuma Sato ficou feliz com o fato de ter terminado a 1ªCorrida com o SA05 - Super Aguri. mas o atraso da equipe em relação a outras equipes era muito grande. Na Malásia, Sato fez uma Grande corrida e ficou na Frente de Carros mais Rapidos durante um bom tempo, Sato terminou em 14º a três voltas de Desvantagem do Vencedor Giancarlo Fisichella. Ide Abandonou a corrida na volta 33.

Começaram os questionamentos sobre a Capacidade de Ide correr na Formula 1. Tanto é que na Austrália Ide Atrapalhou Barrichello de Fazer sua volta rapida no Treino de Classificação. Ide não só atrapalhou Rubinho como varios pilotos. Na Austrália Ide completou sua unica corrida na Carreira na Formula 1, terminando em 13º com 3 Voltas a menos que o Vencedor. Takuma Sato mais uma vez se superou e ficou na Frente de varios carros Rapidos durante muito tempo, e terminou em 12º com 2 voltas de desvantagem. mas era evidente que Sato se superava e Ide não Tinha condições de Correr na Formula 1.

Mas em Imola a Super Aguri não conseguiu nenhum tipo de Destaque, a não ser o Acidente provocado por Yuji Ide em cima de Christjian Albers. Ai, marcou de vez o Fim da Carreira de Ide na Formula 1.

Na Europa em Nurbugring Ide já não estava no Grid, em seu lugar iria correr o Francês Franck Montagny que Tinha mais cara de piloto de Formula 1. e andava melhor que o Ide, mas bem melhor. mas se mostrou nos treinos um piloto inferior ao Japonês Sato. Na Alemanha Ambos Abandonaram a corrida.

Na Espanha. Montagny que era considerada uma das promessas Francesas na Formula 1 acabou abandonando a corrida e Takuma Sato terminava mais uma corrida. mas em 17º (Último) com 4 Voltas de Distância do Vencedor. Evidente que o SA05 antigo A23 já estava muito defasado e não tinha mais como evoluir para ter algum resultado na Formula 1. Em Mônaco Desta vez Franck Montagny completa uma corrida e Desta vez não foi em Último, pois O Francês terminou na Penultima posição a 3 Voltas de Alonso que foi o Vencedor.

Na Inglaterra a Super Aguri termina com os seus dois carros a Corrida, um fato positivo para a equipe, mesmo que seja nos ultimos lugares e com varias voltas tomadas do Vencedor. no Canadá a Velha Rotina, a Aguri andou em último Sato Terminou a corrida Sofrendo um Acidente e Montagny Abandonou tambem. Nos Estados Unidos, a Super Aguri perdeu uma Grande Chance de Terminar nos pontos pela primeira vez, Montagny ficou na primeira curva um enorme acidente e Sato se envolveu com o Português Tiago Monteiro na 6ªVolta.

Em Magny-Cours, mas uma corrida lá atras da Equipe Japonesa, Só Montagny terminaria a corrida, em 16º. Essa Corrida seria a aposentadoria do SA05 (A23) da Formula 1, e tambem seria a Despedida de Franck Montagny da Super Aguri. Na proxima corrida a Super Aguri esperava melhorar seu desempenho. E tambem tinha a espectativa de um novo piloto, do Japonês Sakon Yamamoto.

O Novo Carro Estreia na Pista de Hockehein, o SA06 teve um resultado positivo no Treinos que foi a Excelente 17ªPosição de Takuma Sato. mas na Corrida, foi o mesmo e Desanimador resultado. os Dois carros abandonaram a corrida. Na Hungria, Ah uma melhora Visivel no Desempenho da Super Aguri. A equipe já não estava tão atras das outras equipes. Mas em termos de corrida ainda estava muito defasada com um carro novo e ainda muito propencio a Quebras. Sato chegou a 5 Voltas do Vencedor que foi o Jenson Button. na 13ªPosição.

Em Istambul, novamente novo Fracasso, Grid entre os últimos e 2 novos abandonos na Temporada. em Monza, A Super Aguri conseguiu competir de igual para igual com a Midland e com isso Sato consegue chegar na Frente de Christjian Albers. Demonstrando melhora do Carro e tambem o Piloto talentoso que é Takuma Sato. Na China, Sato faz brilhante corrida mas acaba causando um acidente que envolveu ele, De la Rosa, Heidfeld e Barrichello. Sato Chegou em 14º mas acabou Desclassificado por causa do Incidente.

Mas no Japão, Sato e Yamamoto teriam uma belissima apresentação. No Grid Sato largaria em 20º e Yamamoto em 22º. Sato faz uma belissima e termina na 15ºPosição. sendo que ele foi aplaudido pela torcida e ele comemorou muito esse Resultado. Mas a melhor corrida de Sato iria vim no GP do Brasil de formula 1. Sato que tinha largado na 19ªPosição fez uma brilhante corrida e acabou fazendo o melhor resultado da equipe na Temporada, terminou em 10ºLugar. Sakon Yamamoto foi o 16º. No Final da Temporada a Renault levou salgadinhos para a Super Aguri, a Equipe Japonesa terminou em 11ºLugar, sem marcar ponto em 2006. mas a equipe se sentia vitóriosa por ter terminado a sua primeira temporada de sua história. Aguri Suzuki pesperava um melhor ano de 2007.
deivison
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Re: A História da Super Aguri

Post by deivison »

2007

A Super Aguri Chegava a sua Segunda temporada com um objetivo, ter uma temporada melhor que 2006. Eles teriam novamente apoio têcnico e Financeiro da Honda. Os Pilotos eram novamente o Arrojado Takuma Sato. e o Pilotos de Testes da Honda em 2006, O Inglês Anthony Davidson que teria sua primeira Chance na Formula 1 efetivado como titular de uma equipe. Aguri Suzuki Esperava um ano melhor. Mas não que fosse tão melhor assim.

A Grande Surpresa

A Super Aguri iria para o seu primeiro GP em 2007, e desde dos primeiros treinos do GP da Austrália a Super Aguri vinha com tempos melhores que a Honda. Todo mundo achou que a Honda estivesse mal, mas não que chegasse a tanto de tomar tempo de sua filial. No Treino Oficial veio a Surpresa. a Super Aguri não só foi superior a Honda como conseguiu colocar pela 1ª e Unica vez em sua história um piloto na Super Pole, Takuma Sato foi o 10º com Anthony Davidson em 11º. a Equipe poderia pontuar logo na Estreia do Campeonato, mas na Corrida a equipe não teve o mesmo desempenho dos Treinos, Sato ficou em 12º e Davidson ficou em 16º.

Na Malásia o desempenho não foi o mesmo, Takuma Sato e Anthony Davidson não conseguiram se Sobresairem em cima da Honda Sato largou em 14º e o Davidson em 18º. Na Corrida Sato ficou em 13ºLugar, logo Atras das Duas Hondas Oficiais. Anthony Davidson ficou mais uma vez em 16º.

Na Corrida do Bahrein A Aguri fez um bom Treino, Sato ficou na Q1 com o 17º Tempo, Anthony Davidson foi o 13º nos Treinos, e na Corrida chegou a andar em 6ºLugar. até abandonar a corrida. Alem de Davidson, Takuma Sato tambem abandonou a corrida. Davidson ainda terminou classificado em 16ºLugar, a 6 Voltas do Vencedor Felipe Massa.

O GP da Espanha seria o 1ºGp Europeu da Temporada de 2007, e tambem seria o palco para a Super Aguri ganhar seu primeiro ponto na Sua curta História na Formula 1
Nos Treinos Sato foi 13º e Davidson o 15º. Sato largaria logo atras de Barrichello e Davidson logo atras de Jenson Button, na Corrida Davidson ficaria em 12ºLugar, Sato fez corrida primorosa e conseguiu no final da Corrida segurar a pressão da Renault de Giancarlo Fisichella e Cruzar a linha de Chegada em 8ºLugar e fazendo o seu primeiro ponto na Formula 1. Houve muita Festa na Super Aguri pelo importante Resultado.

Em Mônaco a Super Aguri não teve um Bom Desempenho nem nos treinos e nem na Corrida, Takuma Sato largou em 21º e Davidson em 17º. Na Corrida os carros da Aguri perderam feio da Honda e ficam bem Atras, Sato terminou em 16º e Davidson em 17º

No Canadá a Super Aguri faz um bom treino com Sato que quase chega a Super Pole, largando em 11º e Davidson ficando apenas com o 17ºLugar. na Corrida Sato faz história e alem do melhor Resultado da História da Super Aguri ele fez uma das mais bonitas ultrapassagens da Formula 1 dos dias de hoje. Sato Chegando na 6ªPosição e Davidson Terminou em 11ºLugar. em Seis corridas a Super Aguri estava com 4 pontos contra zero da Sua Matriz a Honda. Indo para os Estados Unidos a Aguri não repetiu o Desempenho do Canadá, Sato ficou na Q1 e Davidson teve o 16ºTempo no Grid de Largada. na Corrida. Sato erra e acaba Rodando a Abandonando a corrida e tambem ganhou uma punição para o GP da França por uma manobra inregular em cima de um outro piloto. Davidson ficou em 11ºNa Frente do Jenson Button com o Carro Oficial da Honda.

Na França a Super Aguri teve o seu momento temporada 2006, com Sato e Davidson Largando lá atras. Sato foi prejudicado devido a punição que tinha sofrido por causa da Barberagem que fez em Indianápolis, Na Corrida Sato terminou em 16º e
Davidson abandonou no começo da Corrida.
Na Inglaterra o Desempenho continuou abaixo da Média, Com Davidson e Sato nem conseguido chegar ao Q2 nos treinos, na Corrida, Davidson abandonou a corrida e Takuma Sato ficou num modesto 14ºLugar.

O Bom desempenho de Treino da Super Aguri voltou ne Nurburgring com os dois passando da Q1, Davidson ficou em 15º e Sato em 16º. Na Corrida Sato abandonou por problema Hidraúlico e Davidson ficou em 12ºLugar na corrida.
Na Hungria, no Grid Davidson conseguiu terminar na Frente das Hondas oficiais largando em 15º, Sato largava em 19º. Na Corrida Sato ficou uma boa parte da Corrida na Frente do Felipe Massa. Sato terminou em 15º e Davidson Abandonou.

Em Istambul a Super Aguri teve um Bom Final de Semana principalmente com Anthony Davidson que quase Chegou a Super Pole, largando do 11ºLugar e Sato largou em 17º. mas uma Vez a Super Aguri terminou proxíma da Honda. Chegando em 14º com Anthony Davidson e Takuma Sato em 18º.
Em Monza a Super Aguri ficou na Média das últimas apresentações. nos Treinos Davidson mais uma vez foi melhor que Takuma Sato e Ficou em 14º nos Treinos e na Corrida. Sato fez só o 17ºTempo nos Treinos, e conseguiu chegar em 16º na Corrida. Desta vez a Super Aguri se viu bem atras da Honda.
Se Corria nos paddocks que a Super Aguri tava com dificuldades financeiras e por isso estaria ficando para tras. Na Bélgica a Honda não teria deixado a Super Aguri de usar componentes aerodinamicos para que a Honda terminasse mais na Frente da Honda. Pode ser mentira, mas pelo que se viu nos treinos e na Corrida a Super Aguri não conseguiu correr bem em Sps. os dois pilotos Ficaram na Q1 na Classificação e na Corrida a Super Aguri com com o 15º e 16ºColocados com Sato e Davidson respectivamente.

A Super Aguri fechou um patrocinio para ter orçamento para terminar a Temporada de 2007. mas o Desempenho foi lá para Baixo, Sato e Davidson não conseguiram passar da Q1 para a Q2. Sato era o 20º no Grid e Davidson o 18º. na Corrida. Davidson abandonou e Sato chegou em 15ºLugar. a 2 Voltas do Vencedor.
No GP da China o Desempenho de Treino de Anthony Davidson melhorou ele foi o 14º nos Treinos, seria a última vez que a Super Aguri passava da Q1 para a Q2 da Sua história. Sato Largava em 20º. na corrida, Davidson abandonou a corrida e Sato terminou em 14ºLugar.
Para o Gp do Brasil a Super Aguri Frenquentou as últimas posições do Treino e da Corrida. Sato ficou em 18º nos Treinos e Davidson em 20º. na Corrida Sato ficou num modestissimo 12ºLugar e Davidson o 14º. a Super Aguri terminava a Temporada com 4 pontos, na Nona posição, mas o Futuro da Equipe, já não era mais certo de que corriria em 2008.
deivison
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Re: A História da Super Aguri

Post by deivison »

A História da Super Aguri

Deivison da Conceição da Silva

2008

As Últimas corridas

A Super Aguri começou 2008 sem saber se poderia existir, graças ao calote que a Petrolifera SS United a equipe ficou seriamente ameaçada de não correr em 2008, a Aguri só conseguiu começar a temporada de 2008 graças a uma parceria com o Grupo Magma Group. um Grupo Inglês de gerenciamento automobilistico. A Super Aguri corre as Três Primeiras etapas tentando se Restruturar. com um carro Horrivel da Honda no ano passado: o RA107 rebastizado para SA08 e os mesmos pilotos do Ano Passado. Takuma Sato e Anthony Davidson. a Super Aguri iria precisar de sorte para não ser a pior equipe do Mundial.

Na Austrália a Super Aguri não passou dos 2 últimos lugares do Grid. na Corrida Anthony Davidson abandonou na Primeira volta. Takuma Sato sobreviveu até a metade da corrida, e abandonou por problemas eletronicos. Na Malásia a Super Aguri foi o mesmo Grid, Sato e Davidson na Última Fila, na corrida Anthony Davidson Terminou em 15º e Takuma Sato em 16º, em geral, um bom resultado para a Equipe do jeito que estava. No Bahrein a Aguri continuou na Mesma triste rotina, largando em 21º e 22º. mas Estava terminando as corridas, Anthony Davidson tava conseguindo ser melhor que Takuma Sato, tanto é que ele chegou em 16º e Sato em 17º. tudo indicava que a Aguri estava salva.

Mas ai, o acordo foi rompido, e para a desgraça da equipe a Honda não estava mais ajudando a Super Aguri financeiramente, a Equipe teve sua participação em Cheque do GP da Espanha de Formula 1, acabou que a equipe participou da corrida. mas já estavam em pleno Clima de Despedida. nos Treinos, a Mesma coisa, Última Fila para os dois pilotos da Super Aguri. Na Corrida Davidson abandonou, mas Sato não, e fez a melhor corrida da Aguri na Temporada, chegou a estar perto da Zona de Pontos. mas Sato terminou em 13º. era a última corrida da Super Aguri da Formula 1.

o Fim da Super Aguri

Aguri Suzuki tentou ainda um parceira com um Grupo Alemão e tentou conversar com a Honda para ver se a Fabrica japonesa poderia ajudar a Super Aguri. Mas o Fim já estava consumado quando Ross Brawn mandou só investirem em apenas 1 equipe e que deixassem a Super Aguri de lado. e na Semana da Corrida da Turquia a Super Aguri foi impedida de Entrar nos boxes com seus carros, materias e motorhomes. A Super Aguri estava praticamente morta, e na Terça-Feira antes da corrida da Turquia a Super Aguri Fecha as portas depois de 41 gps e de 4 pontos conquistados. Houve revoltas dos japoneses que são fãs de Takuma Sato, e não podiam acreditar no fim da Super Aguri, isso representaria que seu idolo não participaria mais da Formula 1.

Histórico da Super Aguri

GPs: 41
Vitórias: 0
Poles: 0
Podios: 0
Pontos: 4
Melhor Resultado: 6ºLugar de Takuma Sato (GP do Canadá de 2007)
Pilotos: Takuma Sato (Japão)
Yuji Ide (Japão)
Franck Montagny (França)
Sakon Yamamoto (Japão)
Anthony Davidson (Inglaterra)

Fonte: http://www.portalsportszone.com.br//esp ... raguri.htm
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nome66
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Re: A História da Super Aguri

Post by nome66 »

looks comprehensive! can't wait for the english version
I believe in German BARawnda-Tyrrell-Simca(and it's working)

the only difference between the roman gladiators and racing drivers is that racing drivers sit inside the lion that is trying to kill them.
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AdrianSutil
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Re: A História da Super Aguri

Post by AdrianSutil »

Yeah. If this could be translated into English it'll be a fantastic read.
RIP NAN - 26/12/2014
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FMecha
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Re: A História da Super Aguri

Post by FMecha »

This would defenitely help for the Super Aguri team profile here... :D
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mario
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Re: A História da Super Aguri

Post by mario »

FMecha wrote:This would defenitely help for the Super Aguri team profile here... :D

I have to admit, I'd wondered why, for all the praise that we heaped upon Super Aguri, that they never got a profile - though it looks like that might change.

Also, deivision, I've deleted the duplicate thread that you accidentally made, just in case you are wondering what happened to it.
Martin Brundle, on watching a replay of Grosjean spinning:
"The problem with Grosjean is that he want to take a look back at the corner he's just exited"
Phoenix
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Re: A História da Super Aguri

Post by Phoenix »

Deivison, por que es que voce nao escreve os seus posts en ingles? Nao sabe falar ingles o nao pensa en traduzir-los? Seria muito melhor si voce pudesse escrever os posts en ingles ja que muita gente nao comprende o portugues.

Sorry for my broken Portuguese.
Faustus
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Re: A História da Super Aguri

Post by Faustus »

AdrianSutil wrote:Yeah. If this could be translated into English it'll be a fantastic read.


Would you like me to translate it? It's not a bad read and some stuff in there would be helpful for a future article on Super Aguri.
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AdrianSutil
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Re: A História da Super Aguri

Post by AdrianSutil »

Faustus wrote:
AdrianSutil wrote:Yeah. If this could be translated into English it'll be a fantastic read.


Would you like me to translate it? It's not a bad read and some stuff in there would be helpful for a future article on Super Aguri.


if you could please. I've never really found an in depth article on Super Aguri and would love to read it.
RIP NAN - 26/12/2014
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Currently building a Subaru Impreza to compete in the 2016 MSV Trophy.
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DanielPT
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Re: A História da Super Aguri

Post by DanielPT »

Phoenix wrote:Deivison, por que es que voce nao escreve os seus posts en ingles? Nao sabe falar ingles o nao pensa en traduzir-los? Seria muito melhor si voce pudesse escrever os posts en ingles ja que muita gente nao comprende o portugues.

Sorry for my broken Portuguese.


That was actually a pretty good effort. :)

Also, I translated the one of AGS but then I stopped having the spare time to do it when the posts are still warm. :(
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Re: A História da Super Aguri

Post by deivison »

Phoenix
Não sei escrever em inglês
e infelizmente o Tradutor do Google ainda tem muitos erros, e acabaria ficando ruim o texto em InglÊs, mas se vocês quiserem, eu coloco aqui o texto em Inglês pra vocês.
Phoenix
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Re: A História da Super Aguri

Post by Phoenix »

deivison wrote:Phoenix
Não sei escrever em inglês
e infelizmente o Tradutor do Google ainda tem muitos erros, e acabaria ficando ruim o texto em InglÊs, mas se vocês quiserem, eu coloco aqui o texto em Inglês pra vocês.


So era pra saber. Se voce so pode colocar o texto em ingles, faze-lo assim e um ussuario portugues ou brasileiro o traduzira si tem tempo ou desseja fazer-lo.
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Re: A História da Super Aguri

Post by Nessafox »

yeah great, discussions in portuguese when we're talking about the greatest japanese sports outfit ever :?
I don't know what i want and i want it now!
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Re: A História da Super Aguri

Post by Phoenix »

This wrote:yeah great, discussions in portuguese when we're talking about the greatest japanese sports outfit ever :?


Didn't you know? After conquering Catalonia, Portugal sent its troops over to Japan and guess what? Now Japan is part of Portugal.
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Re: A História da Super Aguri

Post by Nessafox »

Phoenix wrote:
This wrote:yeah great, discussions in portuguese when we're talking about the greatest japanese sports outfit ever :?


Didn't you know? After conquering Catalonia, Portugal sent its troops over to Japan and guess what? Now Japan is part of Portugal.


didn't portugal had enough colonies? they even had a driver at coloni!
I don't know what i want and i want it now!
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Re: A História da Super Aguri

Post by Phoenix »

This wrote:
Phoenix wrote:
This wrote:yeah great, discussions in portuguese when we're talking about the greatest japanese sports outfit ever :?


Didn't you know? After conquering Catalonia, Portugal sent its troops over to Japan and guess what? Now Japan is part of Portugal.


didn't portugal had enough colonies? they even had a driver at coloni!


Two, if you count Alvaro Parente.
Faustus
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Re: A História da Super Aguri

Post by Faustus »

Phoenix wrote:Two, if you count Alvaro Parente.


But you would be a crazy fool if you did. :)
Following Formula 1 since 1984.
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Re: A História da Super Aguri

Post by DanielPT »

Phoenix wrote:
This wrote:yeah great, discussions in portuguese when we're talking about the greatest japanese sports outfit ever :?


Didn't you know? After conquering Catalonia, Portugal sent its troops over to Japan and guess what? Now Japan is part of Portugal.


Yep, we are that strong. Or not...

At least a lot of words like tabako or pan are from Portuguese origin. It is all here. Wikipedia doesn't lie! :D
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