A História da Super Aguri
Posted: 23 Jun 2011, 14:27
Deivison da Conceição da Silva
A História da Super Aguri começou no final da temporada de 2005, quando Takuma Sato foi mandado embora da BAR (Honda) e para o Lugar do Japônes foi Contratado o Brasileiro Rubens Barrichello. Os Japoneses não ficaram nada satisfeitos com essa decisão e começaram a pressionar a Honda a Colocar Sato em alguma Equipe na Formula 1. Sabedora Disso a Honda começou a Planejar uma equipe satelite com o Ex-Piloto de Formula 1, Aguri Suzuki. Em um tempo de 4 meses a Super Aguri surgiu com um Chassi da Arrows de 2002, o A23. Os Pilotos eram o Japonês Takuma Sato, Obvio, equipe serviu para que Sato não ficasse sem lugar na Formula 1. e o Outro piloto era o Pouco conhecido Japonês Yuji Ide. a Equipe Seria financiada em Grande parte pela Honda.
2006 - Temporada de Dificuldades.
A Super Aguri começava a temporada com um Chassi de 4 anos de idade. Mesmo sendo um Chassi que era um chassi muito bom da Arrows, o Carro estava bastante defazado. eles foram para a 1ªCorrida no Bahrein sem prespectivas de algum bom Resultado. Na sua primeira corrida, a Super Aguri teve que fazer varias paradas de pit stop. Mas de todas as noticias ruins veio um atento, Takuma Sato Terminou a corrida em 18º com 4 voltas de Desvantagem do Vencedor Fernando Alonso. Takuma Sato ficou feliz com o fato de ter terminado a 1ªCorrida com o SA05 - Super Aguri. mas o atraso da equipe em relação a outras equipes era muito grande. Na Malásia, Sato fez uma Grande corrida e ficou na Frente de Carros mais Rapidos durante um bom tempo, Sato terminou em 14º a três voltas de Desvantagem do Vencedor Giancarlo Fisichella. Ide Abandonou a corrida na volta 33.
Começaram os questionamentos sobre a Capacidade de Ide correr na Formula 1. Tanto é que na Austrália Ide Atrapalhou Barrichello de Fazer sua volta rapida no Treino de Classificação. Ide não só atrapalhou Rubinho como varios pilotos. Na Austrália Ide completou sua unica corrida na Carreira na Formula 1, terminando em 13º com 3 Voltas a menos que o Vencedor. Takuma Sato mais uma vez se superou e ficou na Frente de varios carros Rapidos durante muito tempo, e terminou em 12º com 2 voltas de desvantagem. mas era evidente que Sato se superava e Ide não Tinha condições de Correr na Formula 1.
Mas em Imola a Super Aguri não conseguiu nenhum tipo de Destaque, a não ser o Acidente provocado por Yuji Ide em cima de Christjian Albers. Ai, marcou de vez o Fim da Carreira de Ide na Formula 1.
Na Europa em Nurbugring Ide já não estava no Grid, em seu lugar iria correr o Francês Franck Montagny que Tinha mais cara de piloto de Formula 1. e andava melhor que o Ide, mas bem melhor. mas se mostrou nos treinos um piloto inferior ao Japonês Sato. Na Alemanha Ambos Abandonaram a corrida.
Na Espanha. Montagny que era considerada uma das promessas Francesas na Formula 1 acabou abandonando a corrida e Takuma Sato terminava mais uma corrida. mas em 17º (Último) com 4 Voltas de Distância do Vencedor. Evidente que o SA05 antigo A23 já estava muito defasado e não tinha mais como evoluir para ter algum resultado na Formula 1. Em Mônaco Desta vez Franck Montagny completa uma corrida e Desta vez não foi em Último, pois O Francês terminou na Penultima posição a 3 Voltas de Alonso que foi o Vencedor.
Na Inglaterra a Super Aguri termina com os seus dois carros a Corrida, um fato positivo para a equipe, mesmo que seja nos ultimos lugares e com varias voltas tomadas do Vencedor. no Canadá a Velha Rotina, a Aguri andou em último Sato Terminou a corrida Sofrendo um Acidente e Montagny Abandonou tambem. Nos Estados Unidos, a Super Aguri perdeu uma Grande Chance de Terminar nos pontos pela primeira vez, Montagny ficou na primeira curva um enorme acidente e Sato se envolveu com o Português Tiago Monteiro na 6ªVolta.
Em Magny-Cours, mas uma corrida lá atras da Equipe Japonesa, Só Montagny terminaria a corrida, em 16º. Essa Corrida seria a aposentadoria do SA05 (A23) da Formula 1, e tambem seria a Despedida de Franck Montagny da Super Aguri. Na proxima corrida a Super Aguri esperava melhorar seu desempenho. E tambem tinha a espectativa de um novo piloto, do Japonês Sakon Yamamoto.
O Novo Carro Estreia na Pista de Hockehein, o SA06 teve um resultado positivo no Treinos que foi a Excelente 17ªPosição de Takuma Sato. mas na Corrida, foi o mesmo e Desanimador resultado. os Dois carros abandonaram a corrida. Na Hungria, Ah uma melhora Visivel no Desempenho da Super Aguri. A equipe já não estava tão atras das outras equipes. Mas em termos de corrida ainda estava muito defasada com um carro novo e ainda muito propencio a Quebras. Sato chegou a 5 Voltas do Vencedor que foi o Jenson Button. na 13ªPosição.
Em Istambul, novamente novo Fracasso, Grid entre os últimos e 2 novos abandonos na Temporada. em Monza, A Super Aguri conseguiu competir de igual para igual com a Midland e com isso Sato consegue chegar na Frente de Christjian Albers. Demonstrando melhora do Carro e tambem o Piloto talentoso que é Takuma Sato. Na China, Sato faz brilhante corrida mas acaba causando um acidente que envolveu ele, De la Rosa, Heidfeld e Barrichello. Sato Chegou em 14º mas acabou Desclassificado por causa do Incidente.
Mas no Japão, Sato e Yamamoto teriam uma belissima apresentação. No Grid Sato largaria em 20º e Yamamoto em 22º. Sato faz uma belissima e termina na 15ºPosição. sendo que ele foi aplaudido pela torcida e ele comemorou muito esse Resultado. Mas a melhor corrida de Sato iria vim no GP do Brasil de formula 1. Sato que tinha largado na 19ªPosição fez uma brilhante corrida e acabou fazendo o melhor resultado da equipe na Temporada, terminou em 10ºLugar. Sakon Yamamoto foi o 16º. No Final da Temporada a Renault levou salgadinhos para a Super Aguri, a Equipe Japonesa terminou em 11ºLugar, sem marcar ponto em 2006. mas a equipe se sentia vitóriosa por ter terminado a sua primeira temporada de sua história. Aguri Suzuki pesperava um melhor ano de 2007.
A História da Super Aguri começou no final da temporada de 2005, quando Takuma Sato foi mandado embora da BAR (Honda) e para o Lugar do Japônes foi Contratado o Brasileiro Rubens Barrichello. Os Japoneses não ficaram nada satisfeitos com essa decisão e começaram a pressionar a Honda a Colocar Sato em alguma Equipe na Formula 1. Sabedora Disso a Honda começou a Planejar uma equipe satelite com o Ex-Piloto de Formula 1, Aguri Suzuki. Em um tempo de 4 meses a Super Aguri surgiu com um Chassi da Arrows de 2002, o A23. Os Pilotos eram o Japonês Takuma Sato, Obvio, equipe serviu para que Sato não ficasse sem lugar na Formula 1. e o Outro piloto era o Pouco conhecido Japonês Yuji Ide. a Equipe Seria financiada em Grande parte pela Honda.
2006 - Temporada de Dificuldades.
A Super Aguri começava a temporada com um Chassi de 4 anos de idade. Mesmo sendo um Chassi que era um chassi muito bom da Arrows, o Carro estava bastante defazado. eles foram para a 1ªCorrida no Bahrein sem prespectivas de algum bom Resultado. Na sua primeira corrida, a Super Aguri teve que fazer varias paradas de pit stop. Mas de todas as noticias ruins veio um atento, Takuma Sato Terminou a corrida em 18º com 4 voltas de Desvantagem do Vencedor Fernando Alonso. Takuma Sato ficou feliz com o fato de ter terminado a 1ªCorrida com o SA05 - Super Aguri. mas o atraso da equipe em relação a outras equipes era muito grande. Na Malásia, Sato fez uma Grande corrida e ficou na Frente de Carros mais Rapidos durante um bom tempo, Sato terminou em 14º a três voltas de Desvantagem do Vencedor Giancarlo Fisichella. Ide Abandonou a corrida na volta 33.
Começaram os questionamentos sobre a Capacidade de Ide correr na Formula 1. Tanto é que na Austrália Ide Atrapalhou Barrichello de Fazer sua volta rapida no Treino de Classificação. Ide não só atrapalhou Rubinho como varios pilotos. Na Austrália Ide completou sua unica corrida na Carreira na Formula 1, terminando em 13º com 3 Voltas a menos que o Vencedor. Takuma Sato mais uma vez se superou e ficou na Frente de varios carros Rapidos durante muito tempo, e terminou em 12º com 2 voltas de desvantagem. mas era evidente que Sato se superava e Ide não Tinha condições de Correr na Formula 1.
Mas em Imola a Super Aguri não conseguiu nenhum tipo de Destaque, a não ser o Acidente provocado por Yuji Ide em cima de Christjian Albers. Ai, marcou de vez o Fim da Carreira de Ide na Formula 1.
Na Europa em Nurbugring Ide já não estava no Grid, em seu lugar iria correr o Francês Franck Montagny que Tinha mais cara de piloto de Formula 1. e andava melhor que o Ide, mas bem melhor. mas se mostrou nos treinos um piloto inferior ao Japonês Sato. Na Alemanha Ambos Abandonaram a corrida.
Na Espanha. Montagny que era considerada uma das promessas Francesas na Formula 1 acabou abandonando a corrida e Takuma Sato terminava mais uma corrida. mas em 17º (Último) com 4 Voltas de Distância do Vencedor. Evidente que o SA05 antigo A23 já estava muito defasado e não tinha mais como evoluir para ter algum resultado na Formula 1. Em Mônaco Desta vez Franck Montagny completa uma corrida e Desta vez não foi em Último, pois O Francês terminou na Penultima posição a 3 Voltas de Alonso que foi o Vencedor.
Na Inglaterra a Super Aguri termina com os seus dois carros a Corrida, um fato positivo para a equipe, mesmo que seja nos ultimos lugares e com varias voltas tomadas do Vencedor. no Canadá a Velha Rotina, a Aguri andou em último Sato Terminou a corrida Sofrendo um Acidente e Montagny Abandonou tambem. Nos Estados Unidos, a Super Aguri perdeu uma Grande Chance de Terminar nos pontos pela primeira vez, Montagny ficou na primeira curva um enorme acidente e Sato se envolveu com o Português Tiago Monteiro na 6ªVolta.
Em Magny-Cours, mas uma corrida lá atras da Equipe Japonesa, Só Montagny terminaria a corrida, em 16º. Essa Corrida seria a aposentadoria do SA05 (A23) da Formula 1, e tambem seria a Despedida de Franck Montagny da Super Aguri. Na proxima corrida a Super Aguri esperava melhorar seu desempenho. E tambem tinha a espectativa de um novo piloto, do Japonês Sakon Yamamoto.
O Novo Carro Estreia na Pista de Hockehein, o SA06 teve um resultado positivo no Treinos que foi a Excelente 17ªPosição de Takuma Sato. mas na Corrida, foi o mesmo e Desanimador resultado. os Dois carros abandonaram a corrida. Na Hungria, Ah uma melhora Visivel no Desempenho da Super Aguri. A equipe já não estava tão atras das outras equipes. Mas em termos de corrida ainda estava muito defasada com um carro novo e ainda muito propencio a Quebras. Sato chegou a 5 Voltas do Vencedor que foi o Jenson Button. na 13ªPosição.
Em Istambul, novamente novo Fracasso, Grid entre os últimos e 2 novos abandonos na Temporada. em Monza, A Super Aguri conseguiu competir de igual para igual com a Midland e com isso Sato consegue chegar na Frente de Christjian Albers. Demonstrando melhora do Carro e tambem o Piloto talentoso que é Takuma Sato. Na China, Sato faz brilhante corrida mas acaba causando um acidente que envolveu ele, De la Rosa, Heidfeld e Barrichello. Sato Chegou em 14º mas acabou Desclassificado por causa do Incidente.
Mas no Japão, Sato e Yamamoto teriam uma belissima apresentação. No Grid Sato largaria em 20º e Yamamoto em 22º. Sato faz uma belissima e termina na 15ºPosição. sendo que ele foi aplaudido pela torcida e ele comemorou muito esse Resultado. Mas a melhor corrida de Sato iria vim no GP do Brasil de formula 1. Sato que tinha largado na 19ªPosição fez uma brilhante corrida e acabou fazendo o melhor resultado da equipe na Temporada, terminou em 10ºLugar. Sakon Yamamoto foi o 16º. No Final da Temporada a Renault levou salgadinhos para a Super Aguri, a Equipe Japonesa terminou em 11ºLugar, sem marcar ponto em 2006. mas a equipe se sentia vitóriosa por ter terminado a sua primeira temporada de sua história. Aguri Suzuki pesperava um melhor ano de 2007.