


1986
Em 1986 a AGS surgiu na Formula 1 após uma Razoavel trajetória na Formula 2 e na Formula 3000, Com o seu primeiro carro feito para correr na Formula 1, o JH21, Mas que causou curiosidade da imprensa e da Formula 1 por ser um carro feito em sua boa parte em Madeira, A Estrutura da Equipe era bastante modesta, no fundo de uma Garagem e feito artesanalmente, Ele correria na Itália e em Portugal com os Motores Motori Moderni e seu piloto seria o Italiano Ivan Capelli. No GP da Itália Capelli classificou em 25º no Treino de Classificação, Na Corrida ele acabou abandonando por problemas de Pneus na Volta de número 31 por causa de um furo de Pneu. Em Portugal novamente classificou em 25º no Grid de largada, Mas problemas de transmissão fizeram Capelli deixar a corrida com apenas 6 voltas disputadas, por causa da Falta de dinheiro para levar seus equipamentos para México e Austrália, A Automobiles Gonfaronnaises Sportives decide não correr as corridas finais e de dedicar seus esforços para a temporada de 1987.
Semanas antes da Estreia do AGS na Formula 1 Didier Pironi Fez testes pelo time Francês, mas não pode correr, Pironi Sentiu que não tinha mais ritmo para ser um piloto de Formula 1.
1987

Em 1987 o Time iria finalmente começar sua primeira temporada completa de Formula 1, Com a probição dos motores Turbo a partir da Temporada de 1989, a AGS trocou os fraquissimos motores Motori Moderni pelos Simples e Funcionais motores Ford DFZ, O piloto seria o Desconhecido Francês Pascal Fabre que teve alguns resultados na Formula 3000.
O Campeonato começa e pelo que se viu o JH22 que era na Verdade o Renault RE40 de 1983 não era pareo aos seus concorrentes mais diretos. (Minardi e Osella). Mas conseguia ser um carro bastante confiavel. Completando todas as 7 primeiras corridas do ano, Mas sempre com várias voltas atrás do Vencedor, mesmo sendo competente para levar o carro até o Final das corridas, Fabri ela muito Lento. Muito lento mesmo, Tanto é que na Segunda metade de temporada a Osella inscreveu um carro e a Coloni inscreveu um carro a AGS não conseguiu Classificação para 3 corridas (Itália,Portugal e México).

Depois disso a AGS dispensou Fabre e Colocou em seu lugar o Brasileiro Roberto Pupo Moreno que fez as duas corridas finais (Japão e Austrália) E ficou bem claro que Moreno era muito mais Rápido que Fabre Tanto é que Moreno no GP da Austráli fez uma brilhante corrida CHegando em 7ºlugar, a 3 Voltas do Vencedor, Só que a equipe comemoraria mais ainda essee Resultado pois Senna foi Declassificado, o seu carro tinha equipamentos fora do Regulamento, isso fez que Moreno ficasse em 6ºlugar marcando o primeiro ponto do time na Formula 1, com isso a AGS fechava o ano em 11ºlugar junto com March e Ligier. Com isso a AGS teria privilégios com o Transporte de seus carros para 88, E chegaria patrocinadores para a proxima temporada por causa desse resultado.


Fonte: http://www.portalsportszone.com.br/espe ... arte_1.htm
Especial AGS: Parte 2 - Temporadas de 1988 e 1989
1988
Com o ponto conseguido por Moreno na temporada de 1987 a AGS teve mais dinheiro para a temporada de 1988, tudo indicava que Moreno seria o piloto da AGS para 1988, mas acabou que Streiff, saido da Tyrrell e com alguns patrocinadores acabou tomando a Vaga de Roberto Moreno, que mais uma vez colocava só um carro na pista. O novo carro da AGS o JH23 com o Motor Ford Cosworth DFZ aspirado tinha a missão de melhorar o desempenho do ano de 87, ou seja somar mais pontos.
De fato a Temporada da AGS foi muito boa mesmo, seu carro era muito bom para os padrões do time Francês, prova isso que ela classificou para todas as corridas da temporada de 1988, Destacando-se em Mônaco onde ele teve o 12ºlugar no Grid de largada, 10º no Canadá e 11º nos Estados Unidos. Mas o Carro quando começava a a chegar perto dos pontos, a AGS de Streiff terminou apenas 6 corridas, a melhor delas foi em Suzuka fazendo um 8ºlugar e o 9ºlugar em Estoril. Mas os pontos que o time tanto aumejava não vieram e a AGS terminou o ano no 0 de novo, uma pena, pois o carro tinha sim potêncial para pontuar sim em 1988. As esperanças do time estavam voltadas para 1989.

Em 1989 o time queria ter o carro e o desempenho de 88, mas queria esquecer o decepcionantes resultados que teve em 88, para isso a equipe mantem o chassi JH23 que para o time ainda tinha um bom potêncial de corrida para ser tirado dele e a novidade foi a proibição dos motores turbo que deixaria a distância entre as equipes que tiveram motores turbo aos aspirados menor. isso dava esperança de mais pontos para a AGS no ano de 1989 e tambem pela primeira vez desde da criação do time eles teriam dois carros no campeonato como todos os times (Com Exceção da Eurobrun) do campeonato.
Os pilotos seriam Phillipe Streiff e o Alemão Joachim Winkelhock, Seriam por que Phillipe Streiff sofreu um gravissimo acidente que o deixou paralitico. Com isso em Jacarepaguá o time tentou classificação só com Winkelhock, que fracassou nessa tentativa, Agora era que a AGS tinha que tentar substituir Streiff, mas encontrar um piloto a altura de Streiff pelo menos, E eles acharam, e ele se chama Gabriele Tarquini que iria correr pela First, mas por causa da First ter sido reprovado pelo Crash Test da FIA e com isso ele ficaria a pé, mas a partir de Imola ele teria a missão de levar a AGS na Frente, e logo em sua primeira corrida na Frente da AGS ele classifica a AGS na 18ªPosição, e termina a corrida numa otima 7ªPosição, a melhor posição da equipe desde do GP da Austrália de 1987. Em Mônaco as coisas seriam melhores, Tarquini classificou em 13ºlugar no Grid de largada, E Tarquini vinha numa excelente 5ªPosição na corrida e podendo ser o 4ºcolocado até que seria um desempenho expetacular para a AGS, mas um problema eletrico na volta 46 acaba com aquela que poderia ser a melhor corrida da AGS em toda a sua história.

Mas a AGS na corrida seguinte conseguiu o que tanto procurava, marcou um ponto com Tarquini no GP do México, após uma 17ªposição no Grid de largada. A AGS com o 6ºlugar de Tarquini conseguia seu segundo ponto na temporada e tinha esperanças de continuar a disputar as classificações e não ser rebaixada para a pré-classificação. Em Phoenix Tarquini se classificou em 23º e chegou perto de pontuar de novo e ficou em 7ºlugar, O time teve mais duas classificações, No Canadá e na França, mas Tarquini não terminou nenhuma das duas corridas. A AGS já via que o JH23 estava ficando ultrapassado e portanto o time Resolveu colocar o JH24 na pista no GP da Inglaterra, Tambem o time trocou um dos seus pilotos. Winkelhock que se quer classificou para uma qualificação cedeu seu lugar para o Françês Yannick Dalmas que estava na Lola. com Dalmas e o novo carro a AGS deveria ter dado um salto de qualidade, Mas o que se viu que nem sempre um novo carro era sinomino de melhora, pelo contraio o Time teve seu desempenho piorado, e Tanto Tarquini, tanto Dalmas ficaram batalhando e suando, mas nem isso fez com que a AGS passasse nem da Pré-Classificação que a AGS tinha caido devido ao seu desempenho não ter sido suficiente para não rebaixar ela o Pré Qualify. E isso piorou a situação do Time que não correu mais nenhuma corrida da temporada. Se serve de consolo a AGS terminou em 16ºlugar com 1 ponto marcado e com uma lição, em time que se ganha, não se mexe, e em carro que dava certo tambem, O time, uma das peças estava errada e o time fez certo em Trocar, mas o carro a AGS deve see arrepender até hoje de ter feito o JH24, um carro que era pra ser esquecido.
A AGS no final de 1989 o time testou os motors MGN W12, criação de Guy Negre, na pista de Grand Sambuc, o motor se mostrou tão bom que a AGS preferiu ficar com os Ford Cosworth DFR para 1990.
Até depois da manhã eu faço a parte final do especial da AGS
Fonte: http://www.portalsportszone.com.br/espe ... arte_2.htm